(Foto: Mateus Lotif/FEC)

Após derrota no Clássico-Rei, Vojvoda é demitido do Fortaleza

Juan Pablo Vojvoda não é mais técnico do Fortaleza. O argentino foi demitido após reunião interna que selou o fim de uma das passagens mais marcantes da história do clube. A decisão veio depois da derrota para o Ceará no Clássico-Rei, disputado no domingo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

A pressão interna vinha crescendo diante da má fase do time. O Fortaleza não vence há nove jogos, com seis derrotas consecutivas, e ocupa a 18ª colocação na Série A, dentro da zona de rebaixamento. Além disso, o clube perdeu o Campeonato Cearense, caiu nas quartas de final da Copa do Nordeste diante do Bahia e não conseguiu mostrar força mesmo com a classificação às oitavas da Libertadores.

 

Na coletiva após a derrota no clássico, Vojvoda expressou o desejo de permanecer no comando da equipe para reverter o momento ruim. “Por mim, nos momentos bons eu queria continuar. E nos momentos difíceis, eu quero continuar”, afirmou. Mas a diretoria optou pela ruptura.

 

Com Vojvoda, também deixam o clube os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini.

 

"Muito mais que títulos e campanhas, o Pici viu um profissional humano, respeitoso e leal à instituição Fortaleza Esporte Clube. O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda a Instituição e a Nação Tricolor. O seu legado é eterno e o Leão do Pici sempre torcerá pelo seu sucesso, desejando êxito nos seus próximos desafios", escreveu o Fortaleza em suas redes sociais.

 

Legado de Vojvoda

 

Contratado em maio de 2021, ele comandou o Leão em 310 jogos, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. No período, conquistou três títulos do Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024).

 

O argentino levou o clube a feitos inéditos, como a semifinal da Copa do Brasil em 2021, a histórica final da Copa Sul-Americana em 2023, e três participações consecutivas na Libertadores (2022, 2023 e 2025). Também colocou o Fortaleza duas vezes no G-4 do Campeonato Brasileiro (2021 e 2024), consolidando o time como protagonista no cenário nacional.

 

Veja a nota do Fortaleza na íntegra

 

"Comunicamos a saída de Juan Pablo Vojvoda do comando técnico da equipe.

 

Os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini também deixam o clube.

 

Foram 310 jogos oficiais, cinco títulos conquistados e campanhas históricas em competições nacionais e internacionais, deixando seu legado como o maior técnico da história do Fortaleza.

 

Vojvoda deixa o Leão do Pici na sua quinta temporada com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Foi Tricampeão Cearense de 2021, 2022 e 2023, conquistando o inédito Pentacampeonato, além de ter sido Bicampeão da Copa do Nordeste 2022 e 2024.

 

Além dos títulos, o Vojvoda levou o Laion ao terceiro lugar da Copa do Brasil, a dois G4 do Campeonato Brasileiro, três disputas da CONMEBOL Libertadores, chegando duas vezes nas oitavas de final, e foi Vice-Campeão da CONMEBOL Sudamericana de 2023.

 

Muito mais que títulos e campanhas, o Pici viu um profissional humano, respeitoso e leal à instituição Fortaleza Esporte Clube.

 

O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda a Instituição e a Nação Tricolor. O seu legado é eterno e o Leão do Pici sempre torcerá pelo seu sucesso, desejando êxito nos seus próximos desafios."

 

(Redação Gazeta Esportiva)

Outras Notícias

Brasileiros conhecem adversários no Mundial de Clubes da FIFA

Os torcedores dos times brasileiros já sabem o caminho que terão que trilhar a partir das oitavas na Copa Mundial de ...

Noroeste da Jaburuna é campeão da Copa Iracema

O Noroeste da Jaburuna se consagrou campeão da 5ª edição da Copa Iracema, ao vencer o Cruzeiro do Alto Lindo, da cida...

Seis partidas do Brasileirão mudaram o Z4 antes do mundial de clubes

A última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro antes da parada para o Mundial de Clubes da FIFA entregou esquent...

Cristiano Ronaldo marca, Portugal vence a Espanha nos pênaltis e é bicampeão da Liga das Nações

Portugal é bicampeão da Liga das Nações 2024/2025. A seleção de Roberto Martínez venceu a Espanha nos pênaltis por 5 ...