Foto: Junior Damasceno
Em noite de reviravoltas, Bahia empata com o Fluminense na Arena Fonte Nova
Finalizando o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Bahia enfrentou, na noite deste sábado (9), o Fluminense pela 19ª rodada da competição. No apito final, o tricolor baiano empatou em 3 a 3 com a presença de mais de 35 mil torcedores na Arena Fonte Nova. Os gols foram de Facundo Bernal (contra), Everton Ribeiro e Luciano Juba.
A equipe comandada por Rogério Ceni fez um belo primeiro tempo, conseguindo manter a posse de bola durante os primeiros 45 minutos. O bloco defensivo conseguiu restringir a participação do Fluminense, que chegou poucas vezes ao gol. O ataque foi efetivo e fez dois gols.
Se o primeiro tempo foi de domínio do tricolor baiano, a segunda etapa foi marcada pelo time carioca, que voltou impondo sua proposta de jogo e conseguiu virar o placar em seu favor. Apesar de falhas no setor defensivo, o elenco azul, vermelho e branco continuou forçando o ataque e conquistou o empate.
Com o resultado, o Esquadrão mantém sua posição na tabela e continua no G4. O empate fez o Bahia somar 30 pontos.
A partida
O confronto já começou com o Fluminense chegando com perigo na área do goleiro Ronaldo. O time comandado por Renato Gaúcho pressionou o Esquadrão na saída de bola e sufocou o bloco defensivo
A primeira chance do gol do Bahia aconteceu já aos 6 minutos de jogo. Luciano Juba recebeu a bola pela direita e cruzou no meio da área para Ademir. O camisa 7 subiu mais que todo mundo, mas errou o cabeceio.
Logo na sequência, o Fluminense deu início a mais uma ofensiva após rápida cobrança de lateral. O atacante Keno passou por traz da linha defensiva do Bahia e conseguiu fazer o passe no meio da área para Germán Cano que, de primeira, abriu o placar na Arena Fonte Nova.
A resposta do tricolor baiano veio rápida. Aos 12 minutos, Everton Ribeiro recebeu a bola pelo lado direito e viu Jean Lucas passando por trás da marcação. O camisa 6 bateu de primeira e, após desvio de Facundo Bernal, a bola dormiu no fundo da rede para empatar o jogo em 1 a 1.
Em jogo lá e cá, o time carioca chegou com perigo em cobrança de falta, mas o goleiro Ronaldo fez bela defesa para salvar o Esquadrão.
Apesar da jogada de perigo do Fluminense, o Bahia não se intimidou e aos 19 minutos virou o jogo em bela jogada de Willian José, que recebeu a bola dentro da área e rolou para Everton Ribeiro, pela direita, chutar colocado no gol do goleiro Fábio. Placar 2 a 1 para o Esquadrão.
Com o segundo gol dos donos da casa, o Fluminense perdeu um pouco do controle do jogo e o Bahia começou a dominar mais as jogadas e a posse de bola. A equipe de Rogério Ceni criou jogadas com Luciano Juba e Everton Ribeiro.
Aos 32, o time carioca acionou rápido contra-ataque e o lateral Júlio Fidelis partiu em disparada pelo lado esquerdo. Ao entrar na área, o jogador não calibrou bem o pé e acabou chutando para fora.
Aos 40 minutos, Ademir consegue cruzar na área e a bola sobrou para para Luciano Juba, que deixou para Willian José, pelo lado esquerdo, chutar em cima da marcação e conseguir o escanteio.
Logo na sequência, Keno fez boa jogada individual pelo lado esquerdo e conseguiu driblar Gilberto e David Duarte para entrar na área baiana. Na finalização, no entanto, o atacante buscou o ângulo, mas acabou isolando.
Segundo tempo
A retomada de jogo começou com o Fluminense, precisando buscar o empate, pressionando o Bahia. Como resultado, aos 4 minutos Júlio Fidelis recebeu a bola pelo lado direito e cruzou para Germán Cano que chutou de voleio pro fundo da rede do goleiro Ronaldo. A segunda etapa começa com o jogo empatado em 2 a 2.
Com o placar igual, a temperatura do jogo caiu e as equipes ficaram trocando posses de bola, sem nenhuma chegada à área.
Aos 15 minutos, o time carioca chegou com perigo mais uma vez. Em bola parada, Paulo Henrique Ganso cruzou para Cano, sozinho, tentar a finalização de calcanhar, mas a bola foi para fora.
Na sequência, Ademir fez belo cruzamento para Willian José, mas o goleiro Fábio chegou primeiro com bela ponte para interceptar o passe. Logo em seguida, Jean Lucas recebeu a bola na grande área e fez o giro para tentar o chute, que foi desviado para a linha de fundo.
Aos 26 minutos, o Fluminense aciona contra-ataque e aproveita o espaço aberto pela esquerda. Lima e Keno comandaram uma boa jogada e deixaram Nonato na pronto para chutar a bola e balançar as redes. Fluminense retoma a superioridade no placar com o terceiro gol.
Buscando o empate, o Bahia chegou ao ataque com Ademir e Cauly, mas parou nas mãos do goleiro. A jogada continuou e Everton Ribeiro cruzou para David Duarte cabecear em cima de Fábio, que fez boa defesa.
Aos 43 minutos, após cruzamento na área a bola sobra para Luciano Juba que chuta de primeira com o pé calibrado e deixa tudo igual. 3 a 3 no placar.
Já nos acréscimos, Jean Lucas parte em disparada para o gol e é derrubado na meia lua. Como era o último homem, Juan Freytes foi expulso e a fala foi marcada para o Bahia. Na cobrança, Lucho acerta o chute, mas o goleiro Fábio encaixa a bola.
(Bahiaço, por Luis Guimarães)